Alessandra Abreu - Espaço Terapêutico

"Um funcionamento inadequado da psique pode causar tremendos prejuizos ao corpo, da mesma forma que, inversamente, um sofrimento corporal pode afetar a psique, pois psique e corpo não estão separados, mas sim animados por uma mesma vida." Carl Gustav Jung

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Danças Étnicas e o Inconsciente Coletivo



As danças dos Povos são um patrimônio cultural da humanidade. Pura beleza e poesia! Fazem o resgate histórico e cultural das tradições guardadas no Inconsciente Coletivo, nos transmitindo o modus vivendi, as crenças, os valores e as histórias das comunidades. Nelas o corpo transforma-se em instrumento para a expressão simbólica, onírica e significativa do universo coletivo. Despertam a corporeidade consciente na saudação a movimentos arquetípicos de Povos que deixaram sua marca na Terra antes de nós aqui chegarmos.

Quando experimentamos a dança tradicional de um povo, estamos nos conectando com o diferente, com o respeito profundo pela diversidade e com a oportunidade de adentrar um universo que tem algo a compartilhar conosco. Este processo leva a compreensão da vida sob novos olhares e a uma expressão humana de resgate do sagrado e da significação de símbolos que preenchem o universo individual e coletivo de cada um de nós.

Conhecer a cultura dos povos nos torna mais humanos, mais próximos das raízes da ancestralidade que nos deixou algo para ser resgatado e vivido na celebração pela Vida! Nos leva à simplicidade, humildade e encontro do Eu com o Outro de forma mais acolhedora e real!

Nenhum comentário:

Postar um comentário