Alessandra Abreu - Espaço Terapêutico

"Um funcionamento inadequado da psique pode causar tremendos prejuizos ao corpo, da mesma forma que, inversamente, um sofrimento corporal pode afetar a psique, pois psique e corpo não estão separados, mas sim animados por uma mesma vida." Carl Gustav Jung

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Eros e Psiquê - O encontro com Consigo mesmo através do Outro!

Não há encontro com o outro sem que antes aconteça um real encontro consigo mesmo! Masculino e Feminino são um ser e estar em relação. São princípios que precisam ser vividos conforme as sutilezas de sua natureza e não podem ser apreendidos através de conceitos intelectuais, pois fogem à análise racional. Uma das formas que possibilitam a apreensão de seu significado mais profundo é a linguagem poética dos sentidos e da intuição, expressa na criação artística, nos mitos e símbolos.


O Poema de Fernando Pessoa sobre o Mito Grego de Eros e Psiquê fala do encontro, do amor, da busca do outro como complemento de uma percepção mais rica do mundo e de si mesmo. Segue o poema, além da sugestão para os interessados em Mitologia que leiam o mito completo, tal como foi originalmente escrito. Vale pena!


Bem, o poema...


"Conta a lenda que dormia
Uma princesa encantada
A quem só despertaria
Um infante, que viria
De além do muro da estrada.
tinha que, tentado,
Vencer o mal e o bem,
Antes que, já libertado,
Deixasse o caminho errado,
Por o que, à Princesa vem.
A Princesa adormecida,
Se espera, dormindo espera.
Sonha em morte a sua vida,
E orna-lhe a fronte esquecida,
Verde, uma grinalda de hera.
Longe, o Infante esforçado,
Sem saber que intuito tem,
Rompe o caminho fadado.
Ele dela é ignorado,
Ela p`ra ele é ninguém.
Mas cada um cumpre o destino,
-Ela dormindo encantada,
Ele buscando-a sem tino
Pelo processo divino
Que faz existir a estrada.
E, se bem que seja obscuro
Tudo pela estrada afora,
E falso, ele vem seguro,
E, vencendo a estrada e muro,
Chega onde em sono ela mora.
E, `inda tondo do que houvera
A cabeça em maresia
Ergue a mão, encontra a hera,
E vê que ele mesmo era
a Princesa que dormia."
(Fernando Pessoa)



Na Psicologia, Eros é esta energia curiosa que nos estimula a querer conhecer uma alma profundamente. É a força que nos move quando nos sentimos predispostos a iniciar um relacionamento, Daí para frente, estamos agindo sob o princípio de Eros!

Eros faz o encontro em busca de Psiquê, a Alma. É a ponte para o Amor e a Alma se integrarem. Inicialmente, Eros é a atração física, a idealização, uma energia sexual primária e química que nos move em direção a uma pessoa em busca de um relacionamento.

Entretanto, Eros é a ponte, não é o amor em si. Só pode continuar existindo em um casal na medida em que ambos passam a se desvendar e se amar verdadeiramente. Somente se houver o encontro simbólico entre Eros e Psiquê, o encontro entre Corpo e Alma. Caso contrário, ele desvanece, consumindo a si mesmo em seu próprio fogo. A pessoa partirá de relacionamento em relacionamento e não conseguirá se aprofundar em nenhum deles, sentindo-se constantemente vazia e incompleta. Ou ainda, a pessoa ficará presa em longos relacionamentos acomodados e desnutridos, o casal perderá a vitalidade e a expressão de complementaridade da união.

Aprender a conservar e lidar com a força de Eros é o desafio de todos os relacionamentos. Transformar Eros em amor verdadeiro é o caminho para uma vida íntima interessante e profunda, com possibilidade de muitas trocas, crescimentos e aprendizados.

E como se faz isso?

Selecionei trechos do livro Criando União, de Eva Pierrakos:

"Enquanto houver algo de novo para descobrir na outra alma e enquanto você revelar a sua, Eros viverá. No momento em que você acredita que já descobriu tudo o que há para descobrir e já revelou tudo o que há para revelar, Eros partirá. O grande erro é a crença de que existe um limite para a revelação de qualquer alma, a sua ou a de outra pessoa. Quando é atingido um certo ponto de revelação, realmente bastante superficial, você tem a impressão de que isso é tudo e se acomoda em uma vida plácida, sem mais buscas."


"A alma é viva e nada que é vivo permanece estático. Uma vida inteira não seria o suficiente para conhecê-la. Até porque vivemos em constante transformação, a cada nova mínima experiência que vivemos. Partindo deste princípio, o propósito de um relacionamento seria a revelação honesta, despida de orgulhos e falsos papéis, de uma alma à outra. Para isso, até as máscaras mais ocultas precisam cair."


"Mas a vivência deste tipo de relacionamento requer maturidade por parte das duas pessoas. Apenas quando você encontra o amor, a vida e o outro ser em tal estado de prontidão você será capaz de entregar ao seu amado ou amada a maior das dádivas: o seu self verdadeiro. E quando esta prontidão existir aí dentro de você, você saberá escolher o parceiro ou parceira adequado (a), alguém que tenha em essência, a mesma maturidade e prontidão para embarcar nesta jornada. A escolha de um parceiro não desejoso provem de um medo oculto que você mesmo tem de realizar esta jornada. "


Um relacionamento assim será sempre novo e permanecerá vivo! Nele Eros e Psiquê se encontram e se reencontram por toda a vida! Masculino e Feminino, Ânima e Ânimus amadurecem, interagem e se desenvolvem juntos!

Este é um conceito que me agrada muito: as nuances de uma alma são infinitas! Aprender a nutrir e cuidar de Eros e Psiquê dentro de nós é uma tarefa compensadora e nos leva a desfrutar do que existe de mais valioso em um relacionamento: o casamento alquímico sagrado! O verdadeiro encontro!
É isso! Começando o ano falando de relacionamentos! Que 2011 nos motive a fazer buscas e pontes verdadeiras em todos os sentidos! Beijos a todos!

Alessandra Abreu








Um comentário:

  1. ...a melhor coisa é saber que uma alma, um ser não é estático, mas sim transformação, mudança, movimento...Boas relações respeitam e estimulam cada parceiro, colaborando para que haja essa movimetação e, portanto, a renovação e constantes descobertas um no outro, em si mesmo e na relação como um todo. Como diria Raul Seixas..."eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...do que ficar vendo as pedras que choram sozinhas no mesmo lugar..." Belíssimo texto com a sua habitual sensíbilidade! Parabéns!Beijo e um 2011 maravilhoso para ti!

    ResponderExcluir