Alessandra Abreu - Espaço Terapêutico

"Um funcionamento inadequado da psique pode causar tremendos prejuizos ao corpo, da mesma forma que, inversamente, um sofrimento corporal pode afetar a psique, pois psique e corpo não estão separados, mas sim animados por uma mesma vida." Carl Gustav Jung

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sobre o Refinamento de Gestos e a Liberação do Psiquismo através da Dança



A Dança do Ventre é conhecida por desenvolver muita delicadeza na gestualidade feminina.
Sabemos também que conforme estimulamos a nossa sensibilidade, esta passa a ser expressa corporalmente através de características suaves e harmônicas. A Dança do Ventre realmente modela a delicadeza da Mulher, mas o refinamento humano dos gestos é algo que transcende gêneros masculino e feminino, ok?
Não posso tratar deste tema sem dizer que este conteúdo é uma coletânea de estudos sobre Corpo e Movimento, do Mestre Ivaldo Bertazzo! Mestre na Arte de transformar pessoas através da Dança!

Vamos lá:

As complexidades de movimento do homem são resultado de tomadas de consciência ao longo da evolução da espécie. São conquistas vindas tanto da experiência coletiva quanto das diversas etapas de seu percurso individual, das transformações e maturações do processo de formação de sua identidade.

A consciência serviu-se do gesto para presentificar seu estado evolutivo e, por sua vez, o gesto estimulou novos estados de consciência. O gesto é uma ferramenta que vem atender à evolução de nossos estados de consciência, promovendo modificações em nossas articulações e um refinamento em nossas estruturas musculares.

A estruturação do movimento humano acontece, em profundidade, em nossas bases sensoriais, que associadas à nossa mecânica, conferem expressão e dimensão ao gesto. Cabe aos profissionais da dança, teatro, educação, canto e terapias corporais atentarem-se para este conceito. Se não retomamos o contato direto com nossas bases sensoriais (5 sentidos, basicamente), passamos a conceituar o movimento apenas à frente de nossos olhos, sem ativar uma correspondência interior, a inteligência do movimento.

Esta inteligência vai se desenvolvendo na medida em que vamos lapidando nossos aspectos de adaptação no mundo e nos refinamos corporalmente. Na medida em que aprimoramos nossas necessidades de sobrevivência física e psíquica, no refinamento dos desejos humanos e desenvolvimento de sensibilidade. A consciência das bases sensoriais nas quais nossos movimentos estão estruturados (pele, tecidos, ossos, músculos) viabiliza a expressão psíquica de uma personalidade com todo o seu potencial de desenvolvimento. Esta estrutura vincula nossos gestos à personalização de nossa identidade.

Quanto mais nos tornamos aptos a refinar e expandir a consciência de nossos movimentos no cotidiano e na dança, mais o psiquismo se movimenta sobre novas bases, faz novos registros na pele, que leva novas informações para os ossos e músculos, que carregados com novas informações, trazem novas expressões psíquicas. É aí que os gestos vão se tornando cada vez mais estruturados, refinados, suaves, harmônicos, precisos, livres.... e a psique também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário