Alessandra Abreu - Espaço Terapêutico

"Um funcionamento inadequado da psique pode causar tremendos prejuizos ao corpo, da mesma forma que, inversamente, um sofrimento corporal pode afetar a psique, pois psique e corpo não estão separados, mas sim animados por uma mesma vida." Carl Gustav Jung

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Shantala - O Com-tato com o Ser


"Nutrir a criança?
Sim.
Mas não só com o leite.
É preciso pegá-la no colo.
É preciso acariciá-la, embalá-la.
E massageá-la.

É necessário conversar com a sua pele,
falar com as suas costas
que têm sede e fome,
como a sua barriga.

Nos países que preservaram
o profundo sentido das coisas,
as mulheres ainda se recordam disso tudo.
Aprenderam com suas mães
e ensinarão às filhas
essa arte profunda, simples
e muito antiga
que ajuda a criança a aceitar o mundo
e a sorrir para a vida."

Fréderick Leboyer



A Shantala é uma massagem para bebês e crianças que foi trazida para o Ocidente pelo médico Leboyer. Shantala é o nome de uma moça paralítica indiana.
Dr. Leboyer se encantou ao vê-la massageando seu bebê todas as manhãs e assim passou a ensinar através de seus livros esta técnica de massagem, homenageando-a com o nome da moça indiana.
Através do toque, acontece a ampliação da experiência sensorial da criança e desenvolve-se a consciência corporal, proporcionando benefícios físicos e emocionais. A criança passa a enxergar o corpo como um instrumento de comunicação.

Efeitos Fisiológicos da Massagem:

Aumento da circulação sanguínea e linfática, aumento do fluxo de nutrientes, remoção dos produtos catabólicos e metabólicos, estimulação do processo de cicatrização, resolução do edema e hematoma crônico, aumento dos movimentos das articulações, facilitação da atividade muscular, estimulação das funções autonômicas, estimulação das funções viscerais, remoção das secreções pulmonares e promoção do relaxamento loocal e geral.


Efeitos Psicológicos da Massagem:

Relaxamento físico, alívio da ansiedade e tensão, estimulação da atividade física, alívio da dor, sensação de bem-estar geral, aceitação do toque.


Indicações da Shantala:

Distúbios do sono, da fala, passividade, hiperatividade, irritação e tiques nervosos e distúrbios respiratórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário