Alessandra Abreu - Espaço Terapêutico

"Um funcionamento inadequado da psique pode causar tremendos prejuizos ao corpo, da mesma forma que, inversamente, um sofrimento corporal pode afetar a psique, pois psique e corpo não estão separados, mas sim animados por uma mesma vida." Carl Gustav Jung

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Aromaterapia - Um caminho para a cura em forma de Arte Alquímica




"Perfume, o casamento inebriante e impalpável das essências das ervas e das especiarias, plantas e flores, córtex, animal e árvore - é a máquina que move o universo. Desde tempos remotos, as pessoas encontram prazer em esfregar substâncias fragrantes na pele. Atemporal e universal, a fragrância tem sido uma poderosa força em rituais, medicinas, mitos e conquistas. O perfume tem ajudado as pessoas a rezar, a curar, fazer amor e guerra, preparar-se para a morte, para criar. Enfim, a inspiração está ligada ao ato de inalar..." Mandy Aftel

A Aromacologia (nome científico da Aromaterapia) é o estudo das inter-relações entre aromas e seus efeitos psicofisiológicos.
Os óleos essenciais utilizados nos compostos aromáticos possuem propriedades terapêuticas que atuam no ser humano produzindo respostas físicas e emocionais. São poderosos contribuintes no re-equilíbrio do organismo como um todo.

Como funciona? De forma simples, como tudo o que é profundo.
Tanto através da penetação do óleo aromático na corrente sanguínea como a inalação do mesmo. Neste caso, o aroma penetra pelo olfato, ativando determinadas áreas do sistema límbico e do hipotálamo, que controlam a maioria das funções vegetativas e endócrinas do corpo. O estímulo de regiões específicas controla e altera determinadas características motivacionais, harmonizando desequilíbrios como fadiga, angústia, agressividade, medos, gula, ansiedade etc. A aromaterapia atua na atitude geral de um organismo, sua disposição e o tom afetivo desta no Ser. O caminho é o mesmo quando o óleo penetra na corrente sanguínea através do toque da massagem.


Para quem quiser experimentar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário