Alessandra Abreu - Espaço Terapêutico

"Um funcionamento inadequado da psique pode causar tremendos prejuizos ao corpo, da mesma forma que, inversamente, um sofrimento corporal pode afetar a psique, pois psique e corpo não estão separados, mas sim animados por uma mesma vida." Carl Gustav Jung

quinta-feira, 3 de maio de 2012

É preciso saber lidar com as nossas negatividades!


O que fazer quando estamos "roxos", "vermelhos", "morrendo de raiva"? Há certos momentos da vida em que isto se torna inevitável. Para não nos abatermos pela culpa e nem corrermos o risco de desprezar um sentimento que produzimos e pelo qual somos responsáveis, é preciso saber lidar com o negativo que habita em nós! Responsabilidade pessoal e compromisso com as ações equilibradoras dentro do sistema são essencialmente importantes.  
Vamos aprender a lidar com as negatividades, descobrir o que fazer com elas e ver como a partir de nossa própria energia ativa, podemos nos sentir melhor! Com a raiva, por exemplo, é claro que simplesmente sair explodindo não vai resolver nada, além de poder aumentar ainda mais o problema! Com ou sem explosões, a raiva possui um efeito corrosivo sobre nosso corpo físico, emocional e espiritual. Destrói tudo por onde passa, por dentro e por fora. Entretanto, quando bem administrada, é uma energia poderosa que abre caminhos!
Seja honesta consigo mesma, se está com raiva, está se sentindo assim e pronto! Não tente falsear seus sentimentos porque eles vão estourar de um jeito de outro, como uma panela de pressão pronta para explodir a qualquer momento! Assuma o que sente, procure identificar o que te causou o mal estar e prepare-se para lidar com a situação. 
Para elucidar o tema, segue um texto de Erwin Von Rommel, com ensinamentos preciosos!!!

Tire Proveito de sua Ira
"Aquele que se ira atrai as forças do mal, que se apoderam dele". Com esta frase, Rabi Moshê Ben Nachamânides, o Ramban, definiu o que acontece com quem perde o equilíbrio.
Segundo a teoria da inteligência emocional, a maior qualidade humana reside em controlar (ter domínio sobre) as emoções. A grande chave da ira está em saber usá-la.
A raiva é uma energia tão poderosa que, se você souber canalizar essa energia para fins lucrativos, poderá fazer uso de áreas de sua mente que produzem efeitos inacreditáveis. 
Todas as vezes que você se aborrecer a ponto de perder o controle, procure lembrar de um momento muito feliz. Sentirá um estado de confusão mental gerando um poder interno. Quando todo o seu interior está carregado para manifestar a raiva e você lembra de um momento muito feliz, o centro límbico mistura essas impressões, proporcionando um estado de recursos ilimitados por alguns segundos. Se você puder, nesse exato momento fazer algo que é muito importante, verá que as coisas fluem de forma imediata. Na verdade, as emoções somente são despertadas por impulsos externos. No momento em que esses impulsos são fortes o bastante para nos provocar um sentimento incontrolável, seja de amor ou de ódio, é nesse instante que, segundo os cabalistas, nos conectamos com Deus. Se soubermos canalizar esse sentimento da forma já descrita, o Universo nos dá acesso aos seus canais de poder.
Os alquimistas diziam que somente aquele que controla o fluxo e o refluxo pode obter a pedra filosofal. O fluxo e o refluxo nada mais são do que o amor e o ódio, e a pedra filosofal é o prêmio para quem sabe misturar as duas energias. Para a realização dos desejos, ou a transformação do chumbo (emoções negativas), eles aconselhavam a acrescentar o orvalho (desapego) e então o ouro surgia. 
A ira é uma das maiores fontes de energia que existe e causa uma sobrecarga no organismo tal qual uma caldeira que, quando superaquecida, produz resultados exponenciais. se você souber usar seu superaquecimento de forma correta, não correrá o risco de explodir e sim, de prosperar.

Obs: Rabi Moshê Ben Nachamânides (1195-1270), espanhol, uma das mais ilustres personalidades do judaísmo, médico, físico, sábio, orador, filósofo e místico. 

Com a raiva já administrada e com o equilíbrio nos eixos novamente, procure dialogar e procurar os caminhos possíveis para resolver seus problemas. Aprenda a estabelecer limites e formatos para as situações que lhe incomodam e você perceberá sua vida fluindo em outro nível! 
Aguardem as próximas publicações sobre inveja, ciúmes e competitividade!!

Um abraço com todo carinho,
Alessandra Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário