Alessandra Abreu - Espaço Terapêutico

"Um funcionamento inadequado da psique pode causar tremendos prejuizos ao corpo, da mesma forma que, inversamente, um sofrimento corporal pode afetar a psique, pois psique e corpo não estão separados, mas sim animados por uma mesma vida." Carl Gustav Jung

quarta-feira, 2 de maio de 2012



A Auto-estima da Mulher



Costumamos procurar nosso salão de beleza preferido para, obviamente, nos sentirmos mais bonitas, mais confiantes e com a auto-estima elevada à milésima potência!!! Corretíssimo, realmente é o lugar certo para cuidarmos de tudo isso! Mas estou aqui hoje para lembrá-las da importância do auto-cuidado não somente com a nossa beleza, mas com tudo o que faz parte e preenche o nosso universo feminino.

Tão importante quanto olharmo-nos no espelho e nos sentirmos bem, é a atenção que dedicamos diariamente ao nosso bem-estar emocional. Ele também representa um grande refletor de luz e beleza.

O segredo para alcançarmos o bem-estar emocional não é nenhum mistério. Entretanto, também não vem de nenhuma receita rápida ou mágica.
A resposta está na Dedicação (dedicar a ação)! Sim, na vontade de dedicar parte de nossa atenção a nós mesmas. Entre todos os compromissos que tomam a nossa atenção na vida cotidiana (profissão, família, estudos, vida social etc), é preciso haver a intenção de reservar parte de todo o tempo utilizado na dedicação ao nosso momento.
Isso significa que o sentido do amor-próprio e da auto-estima dependem do quanto de atenção conseguimos dedicar a nós mesmas e a nossa vida interna.
Gostaria de deixar duas outras definições com vocês, para reflexão.  A primeira definição é a da palavra Intenção. Pois só alcança a dedicação ao equilíbrio e bem-estar emocional quem tem em primeiro lugar, a intenção de fazer esta conquista. E em seguida, a definição de Amor-Próprio e Auto-Estima, dois aspectos essenciais para uma integração completa entre a nossa persona exterior e a nossa vida interior.
Vamos lá:
Intenção: intimamente ligada à noção de que somos capazes de interferir em tudo o que acontece dentro do nosso universo e ao nosso redor, a partir das nossas expectativas. É preciso haver a intenção de dedicar atenção às nossas necessidades emocionais, pois só assim a consciência se encaminhará para esta realização.
Amor-próprio e auto-estima: nossa capacidade de descobrir, reconhecer e validar nossos caminhos internos de fluidez, honrando nossas necessidades e aprendendo a oferecer benefícios ao Ser Integral (Corpo, Mente, Alma) que somos. É preciso aprender dar ouvidos à voz interna da Alma!
Portanto, o apoio para se desenvolver o Auto-Cuidado está nestes conceitos. É preciso querer fazer o bem a si mesma. Cuidar de dentro para que a vitalidade, a saúde, a beleza e a luz se reflitam de dentro para fora! E cuidar igualmente da beleza externa, porque ela é um apoio extremamente importante para a nutrição emocional interna!
Um abraço carinhoso e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário