Alessandra Abreu - Espaço Terapêutico

"Um funcionamento inadequado da psique pode causar tremendos prejuizos ao corpo, da mesma forma que, inversamente, um sofrimento corporal pode afetar a psique, pois psique e corpo não estão separados, mas sim animados por uma mesma vida." Carl Gustav Jung

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A voz do Ventre e a Voz do Coração




“E a Grande Mãe falou:
Vai minha filha e mostra teu ventre.
Não teu ventre de carne
Mas teu ventre espiritual,
E coloca todos os meus filhos
Neste segundo coração que lhe dei.”
(Luciaurea)



Vamos falar sobre a Aprendizagem que a região do baixo ventre nos proporciona?

O baixo-ventre é a região que regula dos órgãos da reprodução, a menstruação, a menopausa e o equilíbrio hormonal. A essência desta região é a gestação e o fluxo, o equilíbrio entre o eu interior e o mundo exterior. Em estado de desequilíbrio, provoca estagnação e paralisia na vida emocional e criativa da pessoa. Costuma ser o lugar do corpo por onde a energia pode vazar, fazendo com que a pessoa se sinta impotente e fora do comando de seu próprio destino. É a área de poder no corpo, onde está localizada a energia universal Chi. Por isso, quando se encontra em desequilíbrio, o sistema imunológico pode começar a enfraquecer, deixando a pessoa suscetível a doenças. É uma região regida pelo elemento água e a água guarda a memória emocional das feridas passadas.
Pessoas que trabalham com métodos de cura profunda precisam estar conscientes dos cuidados com esta região. Quando esta região do corpo está saudável e equilibrada, a pessoa está inteiramente capaz de abraçar a sua vida, atravessando com autoconfiança os obstáculos que venham a surgir na sua caminhada. A pessoa se sente livre para buscar a sua verdade, administra seus recursos com responsabilidade e torna-se capaz de curar relacionamentos, transformar emoções e mágoas profundas e recuperar o equilíbrio de sua energia vital.
Responsabilizar-se por esta aprendizagem gera a base necessária para o fortalecimento das decisões tomadas a partir de um centro interno de entrega e esperança. A partir daí aprendemos a transcender aquilo que entendemos somente por “fogo da paixão sexual” para vivenciarmos um acolhimento do nosso Eu emocional, com mais amor, carinho e espiritualidade. Aprendemos a ouvir nossa voz interna, a ter contato com aspectos superiores da nossa Alma, em abertura através da voz do coração (a voz da consciência)! Desenvolvemos maturidade para nos relacionarmos de forma mais profunda com todas as pessoas.
Acolher nossos aspectos de desenvolvimento pessoal nos coloca em contato com a voz do ventre e a voz do coração...

Um comentário:

  1. Oi Alessandra tudo bem? Parabens pelo blog, hj em dia por incrivel que pareça, o lado mais " mistíco e simbólico" da dança está deixado de lado!
    É legal encontra pessoa que assim como eu trabalham a dança com esse enfoque.

    Vou adicionar seu blog ao meu!
    Grande beijo

    ResponderExcluir